logopg.jpg (1165 bytes)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - ICEX
32.270-901 - BELO HORIZONTE - MG
TEL.: (31) 3499-5732
FAX: (31) 3499-5700

ufmg.jpg (886 bytes)

TESES/DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – DEZEMBRO/1999 A ABRIL - 2000

8."Síntese de b -D-Glicopiranosídeos de Arila Inibidores Potenciais de Glicosidases e Síntese de Intermediários para a Obtenção de Peptideomiméticos da Seqüência Tripeptídica Arginina-Glicina-Aspartato (RGD)"
Alessandra Gomes Cioletti
Doutorado – 25.02.2000
Orientador: Prof. José Dias de Souza Filho

Resumo: A presente tese é constituída de dois capítulos.

No capítulo 1 relata-se a síntese de glicosídeos de arila, potenciais inibidores de glicosidases, a partir da D-glicose. O intermediário foi o 2,3,4,6-tetra-O-acetil-b-D-glicopiranosídeo de 4-metilfenila, obtido por reação de glicosilação do 4-metilfenol com a 1,2,3,4,6-penta-O-acetil-b-D-glicopiranose. A bromação benzílica radicalar do intermediário chave, substituição do átomo de bromo por um de cloro, seguida ou não de nitração do anel aromático e remoção dos grupos protetores, levou à obtenção dos glicosídeos b-D-glicopiranosídeo de 4-clorometil-2-nitrofenila e b-D-glicopiranosídeo de 4-clorometilfenila. Modificações no carbono 6 do anel glicopiranosídico do intermediário chave, seguidas de nitração do anel aromático, conforme o caso,  forneceram os glicosídeos 6-acetilamino-6-desoxi-b-D-glicopiranosídeo de 4-metilfenila, 6-acetilamino-6-desoxi-b-D-glicopiranosídeo de 4-metil-2-nitrofenila, 6-desoxi-b-D-glicopiranosídeo de 4-metilfenila e 6-desoxi-b-D-glicopiranosídeo de 4-metil-2-nitrofenila. A avaliação de alguns dos glicosídeos sintetizados como possíveis substratos de uma b-glicosidase parcialmente purificada da hemolinfa de Biomphalaria glabrata foi efetuada. Foram preparadas 29 substâncias das quais 20 são inéditas.

No capítulo 2 descreve-se a síntese de três intermediários para a obtenção de peptideomiméticos da sequência tripeptídica arg-gly-asp (RGD), a partir do a-D-glicopiranosídeo de metila. Foram utilizadas reações clássicas da química de carboidratos, que permitiram a manipulação regiosseletiva das hidroxilas de C-2, C-3 e C-4, para a introdução do grupo terc-butoxicarbonilmetila, e de C-6, para a introdução do grupo azido. A redução do grupo azido de dois intermediários forneceu as aminas correspondentes, que foram convertidas em amidas do ácido 4-cianobenzóico. Paralelamente à síntese das substâncias propostas foi realizado um estudo conformacional de alguns modelos estruturais amidínicos, com o objetivo de verificar as distâncias entre os grupos amidino e carboxilato. Tal estudo utilizou o método de Monte Carlo, com o campo de força AMBER. Foram preparadas 21 substâncias das quais 18 são inéditas.