logopg.jpg (1165 bytes)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - ICEX
32.270-901 - BELO HORIZONTE - MG
TEL.: (31) 3499-5732
FAX: (31) 3499-5700

ufmg.jpg (886 bytes)

CARTA CAPES

OF.PGQ.UFMG.409/2000

Belo Horizonte, 11 de outubro de 2000

Ilmo. Sr.

Prof. Abílio Afonso Baeta Neves

DD. Presidente da CAPES

Brasília DF

Prezado Senhor,

Em resposta ao Of. Circular No.0129/00PR/CAPES de 06/09/2000, somando-nos às demais manifestações sobre o assunto, que têm circulado nos meios impressos e eletrônicos, gostaríamos de externar nossas preocupações em relação à questão da manutenção do acervo bibliográfico para pesquisa, que vem sofrendo duros golpes nos últimos anos, devido aos sucessivos cortes de verbas no orçamento da CAPES, resultando em diminuições dos recursos para aquisição de periódicos.

As bibliotecas são um patrimônio cultural de valor inestimável, fonte primordial para o desenvolvimento de qualquer programa de pesquisa. No nosso Departamento de Química do Instituto de Ciência Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, sempre estivemos atentos à preservação e manutenção das coleções mais importantes para os trabalhos de pesquisa da área, de modo a garantir uma base sólida de estudos para nossos professores e estudantes.

Nossa maior preocupação reside no fato de os cortes de assinaturas de periódicos acarretarem desfalque nas coleções, o que ao longo dos anos traz enormes prejuízos ao desenvolvimento da pesquisa. O conhecimento, sendo cumulativo, não pode prescindir da constante volta às fontes do acervo de uma biblioteca.

Houve um tempo em que muitas de nossas coleções de periódicos estavam incompletas, devido, dentre outros fatores, às deficiências de verbas pertinentes que o MEC destinava para as universidades. Entretanto, num grande esforço junto aos programas do PADCT, conseguimos completar todas as coleções de nossa Biblioteca.

Assim, por ocasião dos editais do PADCT I e II, de Apoio às Bibliotecas de Química e Engenharia Química e do Projeto INFOQUIM de 1990 a 1995 tivemos a aprovação de projetos para completar as coleções mais importantes de periódicos do acervo de nossa Biblioteca, acesso ao Chemical Abstracts em CD_ROM e outras bases de dados e equipamentos para operar as bases de dados e permitir a ligação da biblioteca à rede RNP. Estes equipamentos foram atualizados anualmente, desde o encerramento dos projetos mencionados, com recursos que a CAPES repassa ao nosso Curso de Pós-graduação através do PROF. Atualmente estamos adquirindo, com recursos da mesma fonte, o software "Ariel" que permite integrar a nossa biblioteca no serviço COMUT eletrônico disponibilizando o nosso acervo para consulta externa, colaborando para o crescimento da rede de informação eletrônica na área da Química.

Caso persista a atual limitação orçamentária, dentro em breve estaremos revivendo a situação lamentável do passado, de difícil contorno, pois é muito dispendioso completar lacunas de coleções, às vezes até impossível, devido ao esgotamento de certas edições.

Finalmente, gostaríamos de dizer que as consultas eletrônicas são um complemento importante para acelerar os trabalhos de pesquisa, mas não podem ser a única via, pois trata-se de um instrumento ainda vulnerável, uma vez que ocorrendo alguma falha no sistema ou mesmo interrupção dos programas, ficaremos completamente destituídos de meios para consultas à literatura.

Contamos com o seus esforços para garantir através dos recursos do "Fundo dos Fundos" ou de outras fontes, caso a implementação do Fundo não ocorra em tempo hábil para garantir as assinaturas de revistas, sem interrupções, no próximo ano.

Atenciosamente,

Profa. Heloiza Helena Ribeiro Schor

Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Química

Instituto de Ciências Exatas da UFMG