Também apreendemos muito sobre enzimas na sua forma selvagem! Enzimas são estudadas pelo grupo utilizando métodos cinéticos e espectroscópicos. Juntamente com a cristalografia de raios-X, podemos inferir sobre qual é o mecanismo de catálise da enzima de interesse. Também continuamos desmontando nossos brinquedos, assim podemos entender como eles funcionam. De fato, muitas vezes utilizamos mutagênese em nossos estudos. Resíduos de aminoácidos podem ser trocados facilmente utilizando técnicas da biologia molecular; se o resíduo é importante, inibição da atividade enzimática é observada.
Penso logo sintetizo! Enzimas são os catalisadores mais eficientes que se conhece. Acreditamos que o desenho racional de novos catalisadores depende de um conhecimento químico exato das características enzimáticas.
Forte como um estado de transição. No desenvolvimento de fármacos, estruturas análogas ao estado de transição são importantes para um desenho racional de moléculas que possam inibir eficientemente uma dada enzima.
:: Financiamento
Nossos estudos são financiados pelas maiores instituições brasileiras de fomento, CNPq e CAPES, e pela FAPEMIG, nossa agência de fomento estadual.
|